Quando começa o inverno, a principal preocupação é se sentir aquecido e confortável. Vestir várias peças de roupas sobrepostas de forma inadequada pode fazer com que você transpire mais do que o normal, se sinta desconfortável, e nem sempre resolve a sensação de frio.
Portanto, saber cuidar dessas roupas após usá-las ou como higienizá-las é tão importante quanto em qualquer outra estação do ano.
+ 4 dicas fáceis para diminuir a conta de energia elétrica durante o inverno
+ Plantas no inverno? 4 dicas para cuidar bem do jardim durante toda a estação
+ 5 cuidados essenciais que você deve ter com as roupas de inverno
Por isso, José Previero, especialista em higienização da Quality Lavanderia, fornece algumas orientações de como cuidar de 4 itens essenciais no inverno:
1. Segunda pele.
Feita com tecido térmico, ela drena a umidade da sua pele, isolando-a do corpo e protegendo do suor, mantendo o corpo seco e confortável. É importante que a segunda pele cubra do pescoço até os pulsos. “O correto é lavar somente com sabão neutro. Não deixar de molho e não secar na máquina. Tecidos térmicos sintéticos secam muito rápido, então, o ideal é secar na sombra para evitar o desbotamento das cores. Além disso, não é necessário passar roupas de tecido térmico.”
2. Lã.
Esse tecido é caracterizado por ser um mau condutor térmico, assim, ele mantém o calor do corpo. Também é possível utilizar o fleece, tricot ou moletom. A melhor forma de lavar essas peças é à mão. “É preciso deixar de molho com água e sabão neutro (líquido ou de coco em barra) e nunca lavar com sabão em pó, pois ele pode encolher e endurecer a trama. Um truque é lavar as peças pelo avesso evitando atrito e formação de bolinhas no lado direito.”
3. Corta vento.
A melhor opção é que seja uma jaqueta que cubra seu corpo do pescoço até os joelhos, ela retém calor e protege da umidade externa como neve, chuva, garoa e vento. Após o uso, é bom deixar a jaqueta corta vento pendurada ao ar livre para eliminar a umidade antes de guardar no armário. No entanto, muitas pessoas acreditam que por serem impermeáveis, não precisam ser lavadas, mas elas podem manchar devido ao suor e resíduos de desodorante. “Para isso, passar um pano úmido logo após o uso é fundamental para preservar o produto por mais tempo. O ideal é que esse item seja lavado a mão.”
4. Cachecol.
Eles são acessórios que ajudam a esquentar o peito e o pescoço e costumam ser feitos de tecidos pesados como lã ou então de tricô ou crochê. Normalmente são compridos, estreitos e dão um efeito bem volumoso. Mas, sobretudo, ajudam a construir um visual mais moderno e luxuoso. “A lã é um tecido que não precisa de uma lavagem frequente, escovar esses itens e deixá-los em contato com ventilação é suficiente para mantê-los prontos para o uso”.
Quer ver mais dicas para o inverno? Então, confira outras matérias nossas:
+ Campos do Jordão lidera ranking de destinos brasileiros mais buscados no inverno. Veja top 10!
+ Décor de inverno: 5 truques para aquecer todos os ambientes de casa
+ 4 dicas para deixar a casa mais aconchegante no inverno sem gastar muito